De Aberdeen para...

Um blog com destinatários especiais e destinos inusitados.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Edimburgh (ou edimbró, como eles dizem por aqui) - parte 1

Este fim de semana, fomos para Edimburgh, capital da Escócia.

Saímos de casa as 6 e meia da madrugada (noite, na verdade) e chegamos no ônibus as 7 e 15. Foi quando descobrimos que nosso onibus tinha uma "conexao", ou seja, tivemos que descer em Dundee (sim, a cidade que iamos morar, a principio) e depois ir pra Edinburgh. O bom é que tudo aqui é pertinho mesmo, então essa viagem toda demorou três horas. O ruim é que os escoceses tem muito a aprender com os brasileiros sobre transporte de ônibus. Vocês precisavam ver os ônibus que pegamos...uma poltrona tão apertadinha... e se tentavamos reclinar, o passageiro de tras cutucava e pedia pra levantar de novo. Enfim...

Chegamos em Edinburgh as nove e meia (frio e muita chuva, aquela chuvinha fina que não para, sabe?) ecomo nossa diária no hotel começava só ao meio-dia, fomos dar umas voltinhas. Passamos na Pricess Street (que é a principal avenida da cidade) e divide a parte histórica da parte nova.


Logo na primeira esquina, vimos um monumento (em homenagem a Walter Scott, um escritor muito reconhecido). O monumento é super alto e dá pra ver a cidade toda. Decidimos subir (são 287 degraus) com certificado e tudo (!!!) e nós estávamos com aquela empolgaçao toda (de mala nas costas) e a vista realmente é linda. Só que a escadinha pra subir (e depois, pra descer) é super estreita, mas ainda estavamos empolgados.



PS: Ao fundo, o monumento que subimos. Na mão do Rico, o guia que Dudu nos deu e que é excelente. Fez toda diferença na nossa viagem.





Foto 3 - Vista do monumento Walter Scott.



Foto 4 - Vista interna do monumento (lá em cima tem uma salinha com as explicaçoes da construção e uns detalhes do homenageado).

Depois desse passeio, fomos tomar café e, gente, eu sei que estou muito acima do peso, mas tomamos um capuccino sem igual. Vinha com chantily, marshmallows (aqueles pequenininhos de festa infantil) e um tanto de chocolatinhos crocantes...nossa, uma tentaçao, mas merecíamos tomar café, né?




Foto 5 - Vista do capuccino. Reparem no sorriso constrangido...rsrsrsrsrs...

Prosseguindo nosso passeio, saímos do café e decidimos ir logo ver o castelo de Edimburgo (que é o mais famoso de todos). Bem, preciso confessar que o castelo não é muito lindo por fora (porque, na minha concepçao, os castelos deveriam ser como os da Cinderela da Disney). Mas fica no alto de uma montanha (e pra compensar o capuccino, subimos a pé o morro todo, com mochilas nas costas -  e isso sou eu tentando diminuir minha culpa...).






Fotos 6 e 7 - vista antes de entrar nos muros do castelo

Bem, assim que a gente entra nos limites do castelo, a vista é simplesmente deslumbrante. Edimburgo é uma cidade muito linda, dá pra imaginar direitinho o passado acontecendo ali...




Foto 8 - Vista do muro do Castelo.



Foto 9 -  A mesma vista, sem nossas cabeças para atrapalhar.

Logo na entrada do Castelo, estão as estátuas dos dois grandes heróis da Escócia: Robert de Bruce e William Wallace (sim, aquele que o Mel Gibson interpretou em "Coracão Valente". Aliás, acho que qualquer pessoa que venha nos visitar tem que assistir o filme antes, pra entrar no clima).



Foto 10 - eu na entrada do castelo




Foto 11 - Rico e William Wallace




Foto 12 - Rico e Robert The Bruce.

Depois, quando a gente passa esse portao ai, tem que pegar uma fila tipo as da Disney pra comprar o ingresso, que custa 11 libras.

Agora, vou terminar esse post com nossa foto na fila, pq as fotos estao muito pesadas e demorei umas duas horas pra escrever esse tiquinho. Depois posto mais coisas.

Bjooooo











Um comentário: