A rua que sai do Castelo se chama Royal Mile. Esse nome é porque, a uma milha de distância, fica o Palácio de HolyRood (que é onde, hoje em dia, a Rainha Elizabeth fica, quando vem a Edimburgo). Pra quem não sabe, o marido da Rainha, Philip, é o Duque de Edimburgo. Então, eles contam que a nobreza sempre ficava transitando entre os dois castelos (principalmente nas épocas turbulentas, pq o Castelão original é mais seguro)e que, por isso, esse caminho ficou conhecido assim (Milha Real).
A verdade é que o Palácio de HolyRood é muito mais lindo e confortável que o Castelo de Edimburgo (falando nisso, fiquei viajando na diferença entre palácios e castelos, se alguém souber, me explica, mas pelo que conclui - inteiramente da minha cabeça, sem qualquer aparato fático - é que castelos são mais medievais e palácios mais recentes).
Enfim, depois de passearmos no parque, fomos para o começo da Royal Mile (perto do Castelo) e andamos até o Palácio.
Gente, agora sério. Ok que o castelo é lindo, vista ótima, cheio de histórias e tal, mas se tivesse que escolher, eu ficava com o Palácio. Primeiro porque é bem menos turístico (nem tinha fila pra comprar os ingressos). Segundo porque o audio guide (pena q nao tem fone de ouvido, vc tem que ficar encostando a orelha no radinho) é diferente. Ele tem um tour programado (vai falando, agora, vá pranao sei onde...te dirige, sabe?) e é cheio das musiquinhas de antigamente, que dao todo um clima (bem as musiquinhas o outro tb tinha). Terceiro porque conta mais da vida intima do povo e eu acho BEEEEEM legal. Por exemplo, o caso da Mary (queen of scots, como eles dizem) que foi coroada aos 2 dias de vida, educada na França, casou aos 15, ficou viuva com 17, teve um amante assassinado dentro do castelo enquanto ela estava grávida, enfim, inspiração pra qualquer novela mexicana! E conta coisas da monarquia atual tb, mostra uns saloes onde sao assinados tratados e documentos importantes até hoje.
Além disso, tem os quartos, as camas (com dosseis enoooooooormes), os closets, objetos, espelhos, livros de oração...achei mais intimo e pessoal.
Pra variar, não podemos tirar foto da parte interna, mas fica tudo registrado na memória, né?
Foto 1 - a entrada do Palácio. Já dá pra ver que tem outro clima, né? Menos de guerra e mais de casa.
Foto 2 - Eu com minha orelha já grudada no guia.
Foto 3 - Rico posando onde os guardas da Rainha ficam até hoje.
Foto 4 - Numa das laterais do castelo, fica esta antiga Abadia, que teve o teto destruído numa das várias guerras que tumultuam a história deste país.
Foto 5 - Eu, na mesma abadia.
Foto 6 - Rico de novo.
Só queria reiterar que as coisas por aqui não são fotogênicas. Tudo é muito mais lindo ao vivo, no contexto. Ah, e outra coisa, se vcs clicarem em cima da foto, ela abre num link, e vcs podem ver com mais detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário